
Depender da previdência social é um risco que você não pode correr! Saiba como proteger seu futuro!
- Preditiva Corretora
- 8 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de ago. de 2024

Você deve está acompanhando ao longo dos anos a dificuldade do governo brasileiro em manter a previdência social de pé. O que não faltam são matérias jornalísticas relatando a crescente dificuldade do INSS de manter o pagamento das aposentadorias.
Cada vez mais beneficiários e menos contribuintes
Ao longo das últimas décadas a população mundial vem envelhecendo. Isso ocorre por uma combinação de dois principais fatores: redução da natalidade e aumento da expectativa de vida da população.
No geral, a população vem tendo cada vez menos filhos, e do outro lado, o avanço da medicina e dos hábitos saudáveis, vem fazendo com que as pessoas vivam cada vez mais, exigindo assim maior oferta de recursos da previdência social.
Como fica o futuro da previdência?
Vários países do mundo passam por este problema, e no Brasil não é diferente.
Na busca pelo equilíbrio das contas, os governos vem tentando promover reformas previdenciárias como tentativa de aumentar a arrecadação, reduzir reajustes, pensões e ampliar a idade de contribuição, mas a resistência da população costuma ser bem grande. Afinal de contas ninguém quer abrir mão de direitos ou de correr o risco de trabalhar até seu último dia de vida.
Com o cenário que chegamos, cogita-se até um colapso do sistema previdenciário brasileiro em poucos anos. Alguns até brincam dizendo que o INSS é a maior "pirâmide" legalizada do Brasil.
Como proteger seu futuro?
Acho que todo mundo sabe que "economizar" tem mais a ver com quanto se gasta, do que com o quanto se ganha. Por mais que você pense que sua remuneração não é suficiente, sempre há espaço para trocar algum gasto desnecessário por um investimento inteligente.
A maior parte das pessoas nunca teve acesso à educação financeira e por isso não tem consciência que a vida financeira de uma pessoa está dividida em 3 fases:
Fase financiada: Normalmente inicia-se no nascimento e vai até os 20 anos de idade. Nessa fase, só geramos despesas e por isso costumamos ser sustentados por alguém. São despesas com alimentação, educação, vestimenta, saúde entre outras coisas immportantes na vida de todo ser humano.
Fase de acumulação: Normalmente vai dos 21 aos 60 anos. Nessa fase, iniciamos nossa vida profissional e conquistamos nossa independência. O problema dessa fase é que se não tiver inteligência financeira, o tempo passará e suas receitas serão mau aplicadas (Ex: gastos com passivos como carros, roupas caras, viagens e etc), deixando de lado a preocupação com o futuro. Pois saiba que esta fase será sua única chance de preparar um futuro digno.
Fase da perda de renda: Normalmente vai dos 60 anos até o fim da vida. Nessa fase as empresas já não te oferecem empregos, os preços de planos de saúde disparam, a saúde começa a declinar e exigir remédios de uso contínuo e cada vez mais caros, além de outras dificuldades crônicas aparecem com o passar dos anos.
A importância da previdência complementar e do seguro de vida
Quem não se planejar agora, vai padecer na fase da perda de renda. Só nessa hora vai descobrir que depender da aposentadoria do governo para sobreviver será insuficiente. E como já vimos no início deste artigo, o risco de colapso do sistema previdenciário público está cada vez maior.
E aí? Você vai apostar seu futuro na sorte?
Pois é... Reservar de 10 a 15% das suas receitas da fase de acumulação para proteger seu futuro pode ser sua única salvação.
Existem dois caminhos para esta proteção:
Planejar aposentadoria através de uma previdencia privada. Além de te ajudar a manter seu dinheiro separado e bem investido (com taxas bem superiores à poupança), essa solução ainda te ajuda a reduzir o imposto de renda.
Proteção financeira através de seguro de vida. Muita gente pensa que seguro de vida é só para deixar dinheiro para a família, mas esse é um ledo engano. É possível proteger-se contra doenças graves, despesas com internações hospitalares, remuneração por incapacidade temporária e até planejar um resgate ainda em vida na fase em que você mais vai precisar de dinheiro.
E agora? Depois de conhecer este conteúdo você vai continuar parado, assistindo o tempo passar?
Você já deve ter percebido que precisa elaborar urgentemente um planejamento financeiro. Se você não sabe como fazer isso, faça contato agora mesmo com nosso especialista em planejamento e proteção financeira e solicite uma sessão gratuita.
Clique aqui e agende sua sessão de aposentadoria e proteção financeira
#previdenciaprivada #previdenciacomplementar #inss #aposentadoria #planejamentofinanceiro #protecaofinanceira #segurodevida #proteçãofamiliar
.png)








Comentários